TICs no Ensino de Ciência e Matemática
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

blog na educaçao

+14
maria das graças
Ismênia Pereira Alves
raimundinha2008
rosilenedearaujosousa
Vanete Ferreira da Silva
José Maria Ferreira da Pa
SOMÁRIA
cordeiro
ALICE
conceição fontenele
liviosousa@bol.com.br
joselia lucas
Raimundo
carla maia
18 participantes

Ir para baixo

blog na educaçao Empty blog na educaçao

Mensagem  carla maia Qua Set 24, 2008 4:57 am

Acredito que o blog é de grande relevância para o processo de vivência e aprendizagem de como utilizar as ferramentas das novas tecnologias no processo ensino aprendizagem. Apenas vivenciando novas formas de interação é que conseguiremos dominá-las e acumular subsídios para utilizá-las no processo ensino-aprendizagem quando do exercício da docência. Muitas vezes novas metodologias são negadas em virtude da falta de domínio do professor em utilizá-las.Vivenciando essa experiências estaremos nos familiarizando com as novas tecnologias e nos qualificando para melhor desempenho profissional frente a uma escola que ainda tem muito para repensar em termos de processo educativo.

carla maia

Mensagens : 3
Data de inscrição : 24/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

blog na educaçao Empty O uso do blog na educação

Mensagem  Raimundo Dom Set 28, 2008 5:37 pm

A utilização do blog como ferramenta de interação do processo ensino-aprendizagem levam os estudantes a sentirem-se motivados a buscar com mais liberdade que nos meios tradicionais, garantindo sua participação democrática,coisa que as vezes não acontece na sala de aula. O uso do blog na educação tem um efeito importante na parte pedagógica. O blog facilita o aprendizado e a convivência a qualquer hora e em qualquer lugar.

Raimundo

Mensagens : 2
Data de inscrição : 28/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

blog na educaçao Empty Avaliação do blog e a minha participação no mesmo

Mensagem  joselia lucas Dom Set 28, 2008 10:08 pm

O referido blog ( ticefetpi.blog - br ) foi muito interessante porque através deste bercebemos que as aulas podem ficar bem mais atratvas e enrriquecedora ,pois nos possibilita fazermos reflexões e também a ampliarmos nossos conhecimento com as reflexões de outros colegas.


A minha participação no referido blog foi muito boa porque interagi de forma reflexiva e crítica a todos os questionamentos propostos pelo professor e ainda me familiarizei um pouco mais com o computador e suas ferramentas de interação.

joselia lucas

Mensagens : 2
Data de inscrição : 23/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

blog na educaçao Empty Avaliação de minha participação nos blogs

Mensagem  liviosousa@bol.com.br Seg Set 29, 2008 4:30 am

Arrow
[b]Eu acredito que essa disciplina foi muito importante para todos. Eu participei de forma integral e incentivei os outros colegas afim de mostrar a facilidade e prazer dá a interação( homem/máquina/educação, visto que você fica livre para responder aos blogs( TIC e Políticas Públicas). lol!
Lívio Sousa

liviosousa@bol.com.br

Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

blog na educaçao Empty Reflexão sobre a utilaçaõ do blog

Mensagem  conceição fontenele Seg Set 29, 2008 4:41 am

A utilização do blog (ticefetpi.blog-br) pelo professor é muito importante para que o mesmo faça uma reflexão e alargue seus conhecimentos e informações a cerca das suas práticas, bem como favorece ao desenvolvimento da criatividade, propiciando ao aluno propor problemas, desenvolver estratégicas para resolução dos mesmos.É uma ferramenta a mais na nova forma interação no processo do ensinar e aprender.

Reflexão da aluna da Especialização PROEJA- turma “A”- Maria da Conceição Nunes fontenele.

conceição fontenele

Mensagens : 2
Data de inscrição : 24/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

blog na educaçao Empty blog: um grande encontro

Mensagem  ALICE Ter Set 30, 2008 3:06 pm

Hoje o blog é utilizado na sala de aula com uma ferramenta imprescindível de interação. Nos cursos presenciais é uma forma de entrar em contato com o professor e com a forma, mesmo nos momentos me que não estamos juntos, e nos cursos à distância, nos não presenciais, o blog é a única forma de efetivar o ensino-aprendizagem. Evidentemente com o blog aprende-se muito, é como se fosse um grande grupo de estudo, um encontro virtual que sublimará a troca de conhecimentos.

ALICE

Mensagens : 1
Data de inscrição : 29/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

blog na educaçao Empty respostas

Mensagem  cordeiro Ter Set 30, 2008 4:31 pm

1. Analiso o uso do blog de apoio às aulas presencias das disciplinas tecnologias digitais na educação. com base na realidade vivida na especialização tenho a seguinte concepção: quando o sujeito precisa de ajuda para realizar alguma atividade, ele se encomntra na ( zona de desenvolvimento proximal, ou seja, entre o nível de desenvolvimento real ( capacidade de realizar atividades de formas independente) e o nível de desenvolvimento potencial ( capacidade de realizar atividades com ajudas de outros mais experiente) - VYGOTSKY - 1999.
Apoiado nas explicações de VYGOTSKY - Nessa fase de estudo durante esses meses, foi aplausível a presença inovadora na especialização sobre o uso do blog ( TICEFETPI. BLOG. br.com) na formação de uso de ferramentas varias que nos enriqueceu muitissimos durante todas as aulas dessa disciplina.
Nesta disciplina TD na educação, além dos recursos normalmente trazidos pelo educador trouxe novas ferramentas - O BLOG coletivo para que podessemos conhecer a ferramenta e usá-la para uma melhor construção colaborativa de aprendizagem no manuseio na sala de aula bem como através da utilização que cada um de nós adquiriu e se integralizou -se com outros colegas da turma.

2. Modestamente, e dentro do tempo disponível, partilhei com os colegas de turmas das muitas observações, na tentativa de promover o diálogo progressivo, adequando o BLOG com as mais variadas ferramentas e recursos de dialogo entre alguns colegas.

3. Eu avalio a minha participação no sistema ( no BLOG), como altamente enriquecedor na condução de minha formação nessa nova forma de se educar. Diria que não há como pensar em atividade colaborativa apoiando se nas novas tecnologias sem lançar mão de um "agente catalisador" e organizador ( ou estruturador) dos dialogos que se apresentam neste processo, contribuitivo contido neste BLOG.
Portanto, considero muito importante para nós na formação complementar no sistema em que a globalização e a tecnologia tomam conta do espaço geográfico global, muito embora reconheçamos o fator "tempo" na condução dos conteúdos dessa importante disciplina TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO.

cordeiro

Mensagens : 3
Data de inscrição : 30/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

blog na educaçao Empty Uso do blog enquanto ferramenta

Mensagem  SOMÁRIA Qua Out 01, 2008 1:41 am

O uso do blog como ferramenta de apoio foi de grande utilidade, pois, proporcionou aprendizagem e interação com os outros colegas e professores. A minha participação e contribuição foi boa desde o princípio, já que não deixei de postar os meu comentários em nenhum momento. Adorei essa inovação.

SOMÁRIA

Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

blog na educaçao Empty O uso do blog

Mensagem  José Maria Ferreira da Pa Qua Out 01, 2008 1:51 am

Foi ótima a idéia de usar o blog como ferramenta de apoio pois, possibilitou novas situações de aprendizagem.
Tive dificuldades em manusear o computador, mas com o apoio dos colegas conseguir participar de quase todos os comentários.

José Maria Ferreira da Pa

Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

blog na educaçao Empty blog na Educação

Mensagem  Vanete Ferreira da Silva Qua Out 01, 2008 3:50 pm

A presença de blog em nossa cultura contemporânea cria novos meios de expressão e comunicação. Cada vez mais ele está fazendo parte do nosso cotidiano, uma vez que é considerado como um meio de comunicação de grande relevância onde o usuário leva um espécie de segunda vida, pois revelam múltiplas possibilidades para favorecer a compreensão de novos conhecimentos.
Através dele podemos observar o mundo a nossa volta; produzir; partilhar; comunicar-mos com os colegas interagir com pessoas distantes enriquecendo, assim, nossos conhecimentos.

Vanete Ferreira da Silva

Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

blog na educaçao Empty O USO DO BLOG NA EDUCAÇÃO

Mensagem  rosilenedearaujosousa Qua Out 01, 2008 5:12 pm

O uso do blog è uma ferramenta onde os alunos e professor interagem entre si de forma diversificada , em busca de um conhecimento mais significativo. Apartir do uso do blog o processo ensino-prendizagem foge dos modelos tradicionais e ganha uma nova forma de buscar o conhecimento. Participei dos trabalhos e vi que o blog é uma maneira diferente de se expor criticamente à respeito de um determinado assunto e possivel de ser trabalhado.

rosilenedearaujosousa

Mensagens : 1
Data de inscrição : 01/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

blog na educaçao Empty Tecnologia Digital na Educação

Mensagem  Raimundo Qua Out 01, 2008 5:57 pm

2º Para ser sincero, e levando em conta o tempo disponível , eu participei, deu a minha colaboração, aprendi muita coisa que não conhecia, achei bastante interessante e importante e esse contato e diálogo com essas ferramentas e acesso as tecnologias foi algo maravilhoso, pois veio trazer informações, para nós desconhecidas.
3º A minha participação, foi dentro do esperado, foi promissora e rica de informação, e a expectativa foi foi o que de melhor aconteceu. Pois de agora em diante a visão que a gente teve das nova tecnologias será para nós um ponto de partida,no qual com certeza iremos buscar, porque aprendemos a onde é a fonte e aonde devemos beber para nos retroalimentarmos

Raimundo

Mensagens : 2
Data de inscrição : 28/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

blog na educaçao Empty Blog na Educação

Mensagem  raimundinha2008 Qui Out 02, 2008 3:59 pm

A comunicação entre alunos e professores se torna mais fácil e prática,o blog serve como um jormal digital,pois nos deixa informado das últimas noticias de determinados assuntos,como acontecimentos,trabalhos,debates e reuniões escolares.
Com os blogs se tornou mais fácil realizar debates em tempo real sem sair de casa,proporcionando a troca e compartilhamento de arquivos,sendo eles imagens ou trabalhos.

raimundinha2008

Mensagens : 1
Data de inscrição : 02/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

blog na educaçao Empty blog na educação

Mensagem  Ismênia Pereira Alves Qui Out 02, 2008 4:03 pm

1- Considero o uso do blog como sendo um espaço de interação interpessoal, que dinamiza o processo de ensino-aprendizagem de maneira colaborativa.
2- Foi uma experiência muito rica. O blog nos propriciou comunicação de mão dupla e me trouxe novas situações de aprendizagem.
3- Sem dúvida. Outro ponto relevante é a autonomia que esse recurso tecnológico possibilita, dando oportunidade para que os alunos construam seus conhecimentos de forma mais autônoma.

Ismênia Pereira Alves

Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

blog na educaçao Empty resposta

Mensagem  maria das graças Qui Out 02, 2008 11:37 pm

Foi de grande importância, desta forma pude comprovar na prática o que muitos autores afirmam sobre estas ferramentas e sua utilização na educação.
Considerei minha participação boa, pois na medida do possível tentei corresponder e realizar as atividades propostas. Para mim foi uma experiência nova , porém enriquecedora.(Maria das Graças Ferreira -Turma A)

maria das graças

Mensagens : 1
Data de inscrição : 02/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

blog na educaçao Empty Re: blog na educaçao

Mensagem  José Pereira Lima Sex Out 03, 2008 3:10 pm

1 - Considero o blog como uma ferramenta com grande poder de interação de comunicação onde oferecem espaços de diálogos eficaz de prepara-nos para o mundo virtual e tecnológico.
2 - Excelente apesar de pouco tempo disponível, houve uma interação tiva envolvendo o conteúdo do curso, quanto a comunicação pessoal, aprendizagem cooperativa por comentário aluno-aluno e aluno-professor.
3- Com certeza todos foram essencial para complementar o nosso conhecimento dentro da disciplina informações que só veio enriquecer o nosso aprendizado dentro do processo tecnológico da informática.

José Pereira Lima

Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

blog na educaçao Empty BLOG NA EDUCAÇÃO

Mensagem  ROSÂNGELA SOUSA Sex Out 03, 2008 3:43 pm

BLOG na educação representa uma ferramenta de interação entre as pessoas com alcance a nível planetário desde que existam as condições necessárias para tal, é claro. Ou seja, as distâncias para manisfestação do pensamento entre os participantes se encurtam. Como recurso didático e pedagógico podem deixar as aulas bem mais interessantes e quanto às novas gerações, tão bem familiarizadas com tecnologias o processo flui naturalmente. Um exercício para expressão escrita de grande validade. Tem um grande futuro.

Rosângela Sousa - Turma "A"

ROSÂNGELA SOUSA

Mensagens : 7
Data de inscrição : 29/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

blog na educaçao Empty Re: blog na educaçao

Mensagem  ROSÂNGELA SOUSA Sex Out 03, 2008 3:53 pm

BLOG na educação representa uma ferramenta de interação entre as pessoas com alcance a nível planetário desde que existam as condições necessárias para tal, é claro. Ou seja, as distâncias para manisfestação do pensamento entre os participantes se encurtam. Como recurso didático e pedagógico podem deixar as aulas bem mais interessantes e quanto às novas gerações, tão bem familiarizadas com tecnologias o processo flui naturalmente. Um exercício para expressão escrita de grande validade. Tem um grande futuro.

Rosângela Sousa - Turma "A"

ROSÂNGELA SOUSA

Mensagens : 7
Data de inscrição : 29/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

blog na educaçao Empty RESPOSTA

Mensagem  Sheila Sáb Out 04, 2008 5:47 am

O uso do blog como recurso de ensino é muito importante, assim como teve muita importância para nós, foi mais uma ferramenta que poderemos estar usando para chamar a atenção do aluno, para que eles aprendam de forma prazeiroza.Pudemos sentir isso conosco mesmo.
O professor é um mediador do conhecimento e por isso deve procurar todas as formas de incentivar o aluno a buscar conhecimento e o blog tem essa ferramenta.


SHEILA MELO

Sheila

Mensagens : 1
Data de inscrição : 04/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

blog na educaçao Empty Avaliação de minha participação no uso do blog.

Mensagem  chichico Seg Out 06, 2008 12:45 am

A minha participação no blog foi muito boa, apesar que eu não tinha muita habilidade com o uso do computador,mais com dedicação e vontade de aprender conseguir postar todas as reflexões de forma reflexiva e crítica.Eu acredito que essa disciplina Tecnologias digitais na educação foi uma das mais importantes no curso, principalmente porque permiti a interação entre professor x alunos através do computador no ensino de aprendizagem. Isso só veio acontece graça o esforço e dedicação do professor da disciplina. Laughing


Francisco da Mota Siqueira

chichico

Mensagens : 1
Data de inscrição : 05/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

blog na educaçao Empty BLOG NA EDUCAÇÃO

Mensagem  ROSÂNGELA SOUSA Qua Out 08, 2008 9:33 pm

BLOG na educação representa uma ferramenta de interação entre as pessoas com alcance a nível planetário desde que existam as condições necessárias para tal, é claro. Ou seja, as distâncias para manisfestação do pensamento entre os participantes se encurtam. Como recurso didático e pedagógico podem deixar as aulas bem mais interessantes e quanto às novas gerações, tão bem familiarizadas com tecnologias o processo flui naturalmente. Um exercício para expressão escrita de grande validade. Tem um grande futuro.

Rosângela Sousa - Turma "A"
ROSÂNGELA SOUSA


Mensagens : 3
Registrado dia : 29 Set 2008

ROSÂNGELA SOUSA

Mensagens : 7
Data de inscrição : 29/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

blog na educaçao Empty Re: blog na educaçao

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos