TICs no Ensino de Ciência e Matemática
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

BLOG na Educação

+74
mariamarilenelima
helane
ROSÂNGELA SOUSA
elpidio
franciscagualter
Prof. Rodrigues
conceição fontenele
bambam
Maria lúcia
Maria dos Remédios Magalh
socorromedeiros
rose damasceno
Sunamita Fontenelle
iolanda-b
ximenes
selma-b
Maria Elza
tiaellen
CARMEM DOLORES
liviosousa@bol.com.br
ana tercia
piemuniz
Ana Lúcia Estrela
maria do amparo da costa
Marilene Pereira Fortes
MariaHelenaBandeiraMachad
carla maia
waldenira
Diomar
joselia lucas
Jailson Sampaio Muniz de
antonio wilson
LUCIASOBREIRA
Lindinalva Ferreira
Rosiléa Trajano
Alessandra Ferreira da Si
maria cruz
Rosélia
CRISTIANO PESSOA LAGES
kelson e sousa mendes
NANDO
Shaullo N. Alencar
gercilane p. passos
Gutemberg Mentor
ELIZETH
fernando reis
alexsandra almeida de ara
francisca alvarenga morei
reis
JOSE GALDINO AZEVEDO FILH
genilson
Francisca das Chagas Silv
Ana Valeria Aragão
Wilmara Carvalho
Jesus Alves
ROSELE MARIA DE SOUSA LOP
Teresa Cristina
risoneide ana
ana claudia viana
LIZZIANE
Assis Otávio
Márcio Santos
José Gilson B. Ribeiro
Gil
Francisca Iasmara Carvalh
MARIA DA PAZ LIMA RIBEIRO
Eliete Costa
Hilda Nunes
Leonidas Quaresma
ITAROCHA
Luciana Aparecida
carla
Josias
Prof. Marcio
78 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

As informações disponibilizadas no blog complementaram o conhecimento na disciplina Tecnologias Digitais da Educação ?

BLOG na Educação - Página 2 Vote_lcap100%BLOG na Educação - Página 2 Vote_rcap 100% 
[ 31 ]
BLOG na Educação - Página 2 Vote_lcap0%BLOG na Educação - Página 2 Vote_rcap 0% 
[ 0 ]
 
Total de votos : 31
 
 

BLOG na Educação - Página 2 Empty O Blog na Educação

Mensagem  Francisca das Chagas Silv Sáb Ago 16, 2008 7:16 am

Traçar estratégias de um ensino participativo, interativo e dinâmico fazem parte do cotidiano do professor. Para isso, é de fundamental importância a utilização de novas metodologias de ensino, como as novas tecnologias. Um bom exemplo de uma nova tecnologia que pode dar certo no processo de aprendizagem por parte dos alunos, é o blog. Atual, inovador, e dinâmico, o blog oferece muita interatividade por parte dos professores com os alunos. O objetivo é simples: fazer com que os alunos se sintam livres para poderem responder às questões do seu ponto de vista, sem pressão. Com isso, o aluno ganha motivação e vai atrás de sua auto-reflexão, saber o que ele acha de um determinado assunto. Como professora, eu acredito sim no grande potencial desse inovador instrumento de ensino, que com seu estilo ganha a atenção dos alunos. Mas as dificuldades são muitas. Faltam computadores em diversas escolas, internet e a grande maioria dos alunos não tem acesso à ela. Eu utilizaria sim, essa ferramenta, mas ainda não o utilizo por essas dificuldades que ainda ocorrem nas escolas públicas do Brasil. Quanto à participação no blog da turma de Especialização em Ensino de Ciências do CEFET-PI acho muito positiva essa iniciativa. O professor deixa a pergunta em que todos irão respondê-la de acordo com o seu ponto de vista. Resumindo, o blog é sim uma ótima ferramenta que pode ser utilizada no ensino, onde com características próprias como, inovadora, atual, diferente, liberal, deixa sim, o aluno mais confiante e o ensino se torna muito mais proveitoso para ambas as partes: tanto para o aluno, quanto para o professor.

Francisca das Chagas Silv

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BLOG na Educação - Página 2 Empty RE:Genilson Morais da Silva

Mensagem  genilson Sáb Ago 16, 2008 7:44 pm

É uma ferramenta de grande utilidade, pois nos oferece uma boa pratica pedagogica. Além disso é bem provável que consigamos envolver mais os alunos nas aulas com o uso dessa nova teconologia. Seria importante que o uso dessa prática seja implantado em todos os níveis escolares.


Última edição por genilson em Sáb Ago 16, 2008 7:48 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : macmorais@gmail.com)

genilson

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BLOG na Educação - Página 2 Empty RE: JOSE GALDINO AZEVEDO FILHO

Mensagem  JOSE GALDINO AZEVEDO FILH Sáb Ago 16, 2008 7:58 pm

A importância dos recursos digitais é de vital importância, para contribuir com
o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Contudo novas tecnologias como, a internet, ainda não está disponíveis para todos fazendo com que muitos alunos ainda sintam dificuldades de acessar e participar desse processo de informação. Espero que esses recursos chegue para todos para uma grande melhoria na educação.


Última edição por JOSE GALDINO AZEVEDO FILH em Seg Ago 18, 2008 5:04 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : macmorais@gmail.com)

JOSE GALDINO AZEVEDO FILH

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BLOG na Educação - Página 2 Empty educaçao com qualidade

Mensagem  reis Sáb Ago 16, 2008 8:32 pm

o blog da educação é um instrumento mediador entre o professor e o aluno, onde os alunos poderão está tirando duvidas, expondo ideias,comentando sobre as aulas, até mesmo melhorando a qualidade do ensino em sala de aula, todos os professores deveriam adotar esse metodo fornecendo aos alunos uma melhor apredizage.

como a maioria dos alunos não tem computador em casa, nas escolas poderiam proporcionar á todos salas de informatica onde iria dár a acesso á todos.

reis

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BLOG na Educação - Página 2 Empty blog na educaçao

Mensagem  francisca alvarenga morei Sáb Ago 16, 2008 10:42 pm

A utilização de blogs na educação, como ambientes interativos, tem como objetivo possibilitar o ensino ea aprendizagem.
A partir da criação de blogs o aluno podera pesquisar ,analisar,refletir e buscar soluções para resolver problemas ao mesmo tempo em que se apropria das tecnologias digitais. Este estudo também possibilitar a interação entre os sujeitos , o trabalho cooperativo e colaborativo, formando uma rede de novos conhecimento, que ao serem publicados, partilhados e analisados entre os alunos, poderão desenvolver autoestima e autonomia.
Com relação ao potencial pedagógico dessa ferramenta interativa e dinâmica possibilita trabalhos diversos, de várias formas, permitindo ao aluno expressar suas próprias idéias com livre participação, além de socializar seus conhecimentos. Porém esta ferramenta pedagógica ainda não utilizo em sala de aula, mas estou tentando criar um blog para trabalhar de forma inovadora em sala de aula. Em relação ao blog ensino de ciências estou participando, mas ainda tenho algumas dificuladades com relação a este recurso pedagógico.

francisca alvarenga morei

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BLOG na Educação - Página 2 Empty RE: Francisca Alexsandra Almeida de Aragão

Mensagem  alexsandra almeida de ara Sáb Ago 16, 2008 11:06 pm

O uso das tenologias é de fundamental importância pois possibilita a facilitação da assimilação e a curiosidade bem como a interração com o cotidiano.
Na prática melhora o processo de ensino-aprendizagem nas escolas dos níveis de educação básica e profissional; Aperfeiçoa o uso efetivo de tecnologia em sala-de-aula; Amplia o acesso de professores e estudantes à tecnologia de ponta; Encoraja os estudantes a ingressarem em carreiras.

alexsandra almeida de ara

Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BLOG na Educação - Página 2 Empty Re: BLOG na Educação

Mensagem  fernando reis Dom Ago 17, 2008 4:55 am

Sim, parece-me claramente que pode ser vantajoso. O blog e uma ferramenta hoje pela maioria dos alunos seja ele voltado para fins educacioanais ou não, pois esta ferramenta permitem o debate de determinado tema com colegas e professoares, o motivo do aluno ter acesso a um detrminado blog em qualquer lugar o aluno se sinta a vontade e num ambiente calmo e tranquilo, a disponibilidade para esclarecer todas as dúvidas que surjam e expor suas ideias. O que muitas vezes na sala de aula não se sintam bem em se expor. O uso do blog como ferramenta de mediação pedagógica na prática profissional, e uma ideia que já esta em pratica bem antes deste forum, começei a criar um blog voltado para o ensino de quimica. E sempre indico aos meus alunos blogs no qual são voltados ao ensico de quimica. Quanto a minha particiapção blog ate momento foi postadando cometarios e espero que apartir de agora partir de foruns sobre diversos assuntos sobre educação.

fernando reis

Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BLOG na Educação - Página 2 Empty BLOG NA EDUCAÇÃO

Mensagem  ELIZETH Dom Ago 17, 2008 5:51 am

Com certeza, os alunos acham o blog a melhor alternativa para interagir com a educação. É um excelente meio que pode oferecer uma formação descentralizada.
E preciso que os professores se apropriem dessa linguagem e explorem com seus alunos as várias possibilidades deste novo ambiente de aprendizagem. Assim podemos direcionar nossas aulas, aproveitando o que a internet pode oferecer de melhor.
Espero participar do blog ,exercendo meu pensamento, retomando e reinterpretando conceitos e práticas.

ELIZETH

Mensagens : 1
Data de inscrição : 12/08/2008
Idade : 42

http://elizet.blog-br.com

Ir para o topo Ir para baixo

BLOG na Educação - Página 2 Empty RE: Gutemberg Mentor

Mensagem  Gutemberg Mentor Dom Ago 17, 2008 5:04 pm

Sim, pois tudo o que vem para somar na educação é válido, levando em consideração que é inegável a estreita relação entre informática e educação. tenho certeza que o uso da ferramenta torna o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e atraente, dando mais liberdade de expressão aos alunos. acredito sim no potencial desta ferramenta a medidada que a informática se dissemine mais no meio da sociedade. Eu usaria sim o blog, tendo a certeza que o meu alunado tenha acesso a este dispositivo. é importate pois temos que ter contato com esta inovação, e ao mesmo tempo interagimos com os colegas da turma.

Gutemberg Mentor

Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BLOG na Educação - Página 2 Empty RE: gercilane P. Passos

Mensagem  gercilane p. passos Dom Ago 17, 2008 5:23 pm

O uso do blog é importante, pois trata-se de uma ferramenta de comunicação inovadora e atraente aos estudantes, porem não considero o mais viável, pois grande parte dos alunos e até mesmo alguns professores não dispoõe de internet própria e as escolas, em sua maioria não oferecem este serviço aos servidores e alunos. Não utilizo ainda o blog como ferramenta de mediação pedagógica. Considero esta participação importante, pois permite fazermos uma reflexão sobre o nosso trabalho e a qualidade do processo ensino-aprendizagem dos nossos estudantes.

gercilane p. passos

Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BLOG na Educação - Página 2 Empty RE: Shaullo N. Alencar

Mensagem  Shaullo N. Alencar Dom Ago 17, 2008 11:21 pm

É importante que no processo de ensino aprendizagem haja espaço para que todos que estão envolvidos neste possam interagir, independentemente dos meios utilizados para tal finalidade. Nesse contexto, o blog surge então como uma ferramenta que auxilia a interação e socialização das informações, onde todos tem a oportunidade de expor suas opiniões, portanto, o blog se consolida como uma importante e inovadora ferramenta pedagógica, o que nos faz refletir sobre sua utilização em nossa prática pedagógica como meio de proporcionar a democratização das reflexões feitas dentro e fora da sala de aula, onde o aluno pode com mais liberdade se posicionar diante dos fatos e discussões, ampliando sua participação.Quanto a minha participação no blog da turma,acredito que tenha sido positiva na medida em que procuro participar das discussões.

Shaullo N. Alencar

Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BLOG na Educação - Página 2 Empty importancia do blog ensino de ciências

Mensagem  NANDO Seg Ago 18, 2008 2:47 am

A utilização da computação pode ser utilizadas para os diversos fins, cabe ao professor no seu papel mediador na educação potencializar e direcionar esssa ferramenta para a educação, principalmente entre os jovens, pois estes muitas vezes não conseguem filtrar informações direcionando-as para a aprendizagem de conteúdos tradicionalmente trabalhador em sala de aula. A uso do blog é uma ferramenta importante na socialização de informações, além de incentivar a busca por novas inovações tecnológicas que auxiliem a aprendizagem, em detrimento a préticas tradicionais. O blog possui um potencial pegagógico gigantesco pois potencializa as informações, trabalhando textos, artigos, descobertas científicas em todo o território mundial. Nas minhas práticas pedagógicas ainda não é tão constante o uso de blogs, mais acredito que este curso de especialização tem contribuido muito e incentivado a utilização dessa ferramenta não só no curso mais nas minhas práticas docentes. O curso devido a sua natureza e proposta, promove a inclusão dos seus alunos a renovar suas estrátegias de ensino em suas práticas em sala de aula e essa ferramenta contribui bastante neste sentido.

NANDO

Mensagens : 2
Data de inscrição : 18/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BLOG na Educação - Página 2 Empty Re: BLOG na Educação

Mensagem  NANDO Seg Ago 18, 2008 2:51 am

ELVIS FERNANDO ALVES SILVA - ENSINO DE CIÊNCIAS-CEFET-PI
A utilização da computação pode ser utilizadas para os diversos fins, cabe ao professor no seu papel mediador na educação potencializar e direcionar esssa ferramenta para a educação, principalmente entre os jovens, pois estes muitas vezes não conseguem filtrar informações direcionando-as para a aprendizagem de conteúdos tradicionalmente trabalhador em sala de aula. A uso do blog é uma ferramenta importante na socialização de informações, além de incentivar a busca por novas inovações tecnológicas que auxiliem a aprendizagem, em detrimento a préticas tradicionais. O blog possui um potencial pegagógico gigantesco pois potencializa as informações, trabalhando textos, artigos, descobertas científicas em todo o território mundial. Nas minhas práticas pedagógicas ainda não é tão constante o uso de blogs, mais acredito que este curso de especialização tem contribuido muito e incentivado a utilização dessa ferramenta não só no curso mais nas minhas práticas docentes. O curso devido a sua natureza e proposta, promove a inclusão dos seus alunos a renovar suas estrátegias de ensino em suas práticas em sala de aula e essa ferramenta contribui bastante neste sentido.

NANDO

Mensagens : 2
Data de inscrição : 18/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BLOG na Educação - Página 2 Empty RE: Kelson de Sousa Mendes

Mensagem  kelson e sousa mendes Seg Ago 18, 2008 7:49 am

Eu acredito sim, que esta seja uma boa forma de interação entre os alunos e os objetos de estudo, por isso estou gostando muito da idéia da utilização de blogs para comentar os assuntos que estão sendo propostos na especialização do ensino de ciências, e vejo também que cada vez mais os educadores vem percebendo e valorizando o potencial pedagógico desta e de outras ferramentas disponíveis na Internet, além dos bons momentos de diversão para alunos e professores que são proporcionadas pelo recurso. Experiências bem-sucedidas não faltam para convencer aqueles que ainda não se renderam aos seus encantos. Eu acredito que o blog traz infinitas possibilidades para a educação e devemos incentivar seu uso, não brecá-lo, os blogs podem e devem ser utilizados por professores como complemento ao ensino de todas as matérias, do ensino infantil ao superior. Essa linguagem dos blogs nos permite a socialização por meio de comentários, e faz com que nós, professores e alunos nos sintam motivados a inovar com mais liberdade que nos meios tradicionais, e a partir de agora eu vou utilizar na minha disciplina para discussões e idéias dos conteúdos de física. Quanto a minha particicipação e contribuição foi importante, pois me permitiu fazer uma reflexão sobre a importacia da utilização desta ferramenta nos meus trabalhos e de meus alunos.

kelson e sousa mendes

Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BLOG na Educação - Página 2 Empty BLOG'S COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NA EDUCAÇÃO

Mensagem  CRISTIANO PESSOA LAGES Seg Ago 18, 2008 4:07 pm

A utilização de BLOG's tem facilitado a interação entre aluno-professor, aluno-aluno, aluno-escola, professor-escola e principalmente aluno-conteúdo. Vejo como uma possibilidade de quebrar barreiras no processo de comunicação e principalmente de expressão do pensamento. É uma importante ferramenta para promover debates, uso das tecnologias e proporcionar novas experiências e novas possibilidades de tornar nossas aulas mais proveitosas e superando objetivos. Como professor, vejo a importância de estar sempre buscando recursos, metodologias que agem como estímulo-resposta no processo de ensino-aprendizagem. Nesta especialização estou tendo a oportunidade de tirar dúvidas, aprender novas técnicas e novas possibilidade de inovação. Boa sorte a todos que buscam superações no desafio de ensinar!!!

CRISTIANO PESSOA LAGES

Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BLOG na Educação - Página 2 Empty RE: Rosélia Maria Bezerra

Mensagem  Rosélia Ter Ago 19, 2008 4:47 am

O BLOG na educação
Com certeza é uma excelente ferramenta pedagógica de apoio ao processo de ensino- aprendizagem, pois facilita a assimilação e compartilhamento de questionamentos e discussões possibilitando um aprendizado mais significativo e eficaz, onde possibilita maior liberdade ao educando e educador expor seu potencial e tornarem-se parceiros construtores e mediadores do conhecimento. Sim, eu o utilizaria, pois esta contribui ativamente ma aprendizagem, infelizmente ainda não a uso porque na escola que trabalho poucos tem acesso á essa tecnologia. Até agora participei de todas as reflexões acerca dos temas propostos e procuro dar minha contribuição de forma clara e significativa.

Rosélia

Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BLOG na Educação - Página 2 Empty Re : Maria da Cruz Silva

Mensagem  maria cruz Ter Ago 19, 2008 6:26 am

Uso do BLOG na educação
Sim, pois o avanço no uso da tecnologia na área da educação muito tem contribuído para o melhor desempenho do aluno na sua aprendizagem, ele torna-se mais motivado e estimulado a aprender de forma mas dinâmica e inovadora. Acredito em partes, desde que o professor também se proponha e se adapte ás mudanças, pois de nada adianta usar a tecnologia se ele não muda a forma de ensinar. Utilizaria sim, pois nós professores devemos perceber que se está vivendo uma era de mudanças e transformações, onde o que se aprende hoje,pode não ser mais válido amanhã. Com bastante dificuldade por não ter contato direto com a tecnologia me sinto prejudicada, mas desejo aprender a lhe dar com as inovações tecnológicas busco sempre ajuda no interesse de aprender. No momento minha contribuição nas atividades propostas em blogs deixa muito a desejar.

maria cruz

Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BLOG na Educação - Página 2 Empty BLOG NA EDUCAÇÃO

Mensagem  Alessandra Ferreira da Si Ter Ago 19, 2008 11:11 pm

É uma excelente forma de comunicação, permite que grupos e pessoas interem-se sem restrição temporal, pois o leitor pode registrar comentários acerca da exposição do blog, possibilita muitos caminhos para que o professor realize suas aulas de uma forma interessante, diante do mundo tecnológico em que vivemos. Como educadora posso usar esta ferramenta valiosa para contribuir em minha prática pedagógica diária. Além de tantas possibilidades educativas, os blogs aproximam as pessoas, as idéias, permitem reflexões, colocação troca de experiências, amplia a aula e a visão de mundo, e oferece a todos as produções realizadas. A melhor vantagem, é que é um recurso extremamente prazeroso a que o elabora e desenvolve!

Alessandra Ferreira da Si

Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BLOG na Educação - Página 2 Empty Re: BLOG na Educação

Mensagem  Rosiléa Trajano Qua Ago 20, 2008 12:55 pm

Os avanços apresentados pela tecnologia permitem relevantes modificações na área educativa. O processo ensino-aprendizagem necessita de ferramentas que motivem, atraiam e façam com que o aluno interaja mais ativamente e mais livremente. O blog pode ser uma dessas ferramentas, haja vista o aluno sentir-se mais à vontade para expor o seu ponto de vista e expressar sua opinião, pois convive naturalmente com o computador. A dificuldade, porém, é que nem todos têm acesso à internet.

Se todos os alunos tivessem acesso e sendo utilizado adequadamente, o blog seria uma ferramenta útil nos dias atuais, usado como mediação na prática pedagógica e, principalmente, como forma de interação e socialização de algum trabalho e/ou projeto.

A obtenção de resultados positivos no uso do computador na educação depende, muitas vezes, de como o professor atua. Nos dias atuais, o professor deverá adequar sua prática profissional à realidade escolar e social do aluno, precisando estar didaticamente preparado, possuindo estratégias pedagógicas que permitam o uso satisfatório de ferramentas como o blog. Caso seja necessário, essa ferramenta poderá ser usada como mediação pedagógica em minha prática profissional.

A minha participação no blog ensinodeciencias.blog-br.com da turma da Especialização em Ensino de Ciências do CEFET-PI tem sido feita à medida em que é solicitada e espero que tenha contribuído significativamente com o propósito a que se destina.

Rosiléa Trajano

Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BLOG na Educação - Página 2 Empty RE: Lindinalva Ferreira de Sousa

Mensagem  Lindinalva Ferreira Sáb Ago 23, 2008 6:25 am

Smile O BLOG na Educação é uma ferramenta muito valiosa, é um avanço no ensino-aprendizagem, é um conhecimento além do professor ....teoria..., aluno. O educando vai em busca de informações, viaja em uma biblioteca virtual, amplia de forma prazeirosa o conhecimento tecnológico, interage com outros internautas e encontra respostas que engrandesce sua vida, seu cotidiano, sem sair do lugar ele parece ter viajado o mundo todo. Aguardo esta grande ferramenta chegar em nossas escolas para que o educando possa ampliar e competir no mundo do trabalho o avanço tecnológico.

:oops

Lindinalva Ferreira

Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BLOG na Educação - Página 2 Empty BLOG FORMA DE SUPERAÇÃO DA LINGUAGEM

Mensagem  LUCIASOBREIRA Dom Ago 24, 2008 12:16 am

Por usar constantemente o recurso para comunicação,vejo ela como uma ferramenta que hoje não pode ser desconsiderado, pois permite comentarios,opiniões,postagens sobre temas que viabilizam uma compreenção mas acelerada visto o grande número de pessoas q acessam. No que se refere ao ambiente escolar estou certa que o recurso dinamiza o ato de ensinar,se enquadra dentro da realidade da qual nosso alunos convivem,deixando assim a escola de ser um espaço estatico,além de permitir a superação de bloqueios,oportunizando o despertar e valorização de inúmeras inteligencias.Considero que minha participação será efetiva pois já a utilizo e se me fosse viabilizado em meu ambiente de trabalho o recurso ,com certeza utilizaria para mediar em tempo real as informações necessarias para aprendizagem dinamica que exige o mundo atual.

LUCIASOBREIRA

Mensagens : 3
Data de inscrição : 23/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BLOG na Educação - Página 2 Empty Blog como Ferramenta de Ensino-Aprendizagem-PESQUISA PARA REFLEXÃO

Mensagem  LUCIASOBREIRA Dom Ago 24, 2008 12:11 pm

Segundo Vieira (2006), “os recursos tecnológicos de comunicação e
informação têm se desenvolvido e se diversificado rapidamente. Eles estão presentes na
vida cotidiana de todos os cidadãos, que não podem ser ignorados ou desprezados.
Embora seja possível ensinar e aprender sem eles, as escolas têm investido cada vez nas
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs). Pela enorme influência que
essas NTICs, especialmente a computação, têm exercido atualmente na educação é que
torna-se necessária uma reflexão sobre a concepção de aprendizagem que deverá
perpassar a utilização dessa tecnologia na prática educativa.”
para que essas novas tecnologias
promovam as mudanças esperadas no processo educativo, as mesmas devem ser
utilizadas não como máquinas para ensinar ou aprender, mas como ferramenta
pedagógica para criar um ambiente interativo que propicie aos estudantes, diante de
uma situação problema, a motivação para investigar, levantar hipóteses, testá-las e
refinar suas idéias iniciais, construindo, a partir disso, seu próprio conhecimento. Para
isso, deve-se estar ciente de que a utilização desses recursos como método único na
educação não irá garantir a aprendizagem dos estudantes, pois as mesmas são
instrumentos de ensino que estão disponíveis para o processo de construção de
conhecimento, bem como, essa mudança deve ser acompanhada de uma sólida formação
dos professores para que eles possam utilizá-las de uma forma responsável e com
potencialidades pedagógicas verdadeiras,A utilização do Blog como ferramenta pedagógica pode trazer
diversos benefícios no processo de ensino-aprendizagem. Dentre os benefícios podem
ser citados: a motivação (acompanhar a atualização da página todos os dias para ver se
existem novidades), o trabalho em equipe (grupos trabalhando juntos para a elaboração
de um Blog comum), o incentivo à pesquisa (a busca de conteúdos (novas informações,
textos) em outras fontes para enriquecer o Blog), o desenvolvimento da criatividade
(personalização do Blog: com links, ilustrações, etc.), a sensação de competitividade (os
endereços dos Blogs de todos os grupos da turma ficam disponíveis), dentre outros.

http://www.natalnet.br/sbc2006/pdf/arq0199.pdf


Pedagogia do Blog.VIDEO
http://br.youtube.com/watch?v=90GiDs78TWY&feature=related

VISITEM MEU BLOG...SEJAM BEM VINDOS...FAÇAM PARTE DE UM MUNDO VIRTUAL E REAL ,ONDE O RESPEITO AOS VALORES INDIVIDUAIS É O SEGREDO....http://liriodocampo.multiply.com/

LUCIASOBREIRA

Mensagens : 3
Data de inscrição : 23/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BLOG na Educação - Página 2 Empty blog como desenvolvimento de competências

Mensagem  antonio wilson Qui Ago 28, 2008 10:39 pm

o blog como ferramenta educativa favorece a interação com o mundo e amplia o espaço de aprendizagem.Possibilita interação e troca de experiencias.pois constituem um excelente veículo para o desenvolvimento de competências nos alunos.Mesmo tendo o reconhecimento da importancia dessa ferramenta em meu ambiente de trabalho não é utilizado pois a estrutura não corresponde,devido a inumeros problemas burocráticos pelo qual passa a educação.

antonio wilson

Mensagens : 3
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BLOG na Educação - Página 2 Empty O BLOG NA PRÁTICA COTIDIANA

Mensagem  antonio wilson Sáb Ago 30, 2008 11:32 pm

A utilização do blog como ferramenta pedagógica pode propiciar diversos avanços no cotidiano escolar, pois nos dias atuais é de grande importância que todos estejamos conectados com o mundo virtual, já que, através do blog podemos ter conhecimento e estarmos atualizados com o mundo globalizado e com o que nele está acontecendo no momento real. Mas, para que esses avanços aconteçam, é preciso que todos os profissionais em educação sejam treinados e preparados para que repassem aos educandos com responsabilidade e clareza. Sendo assim, cada profissional deve se dispor a buscar conhecimentos de como utilizar o blog na prática, para que possa incentivar seus educandos a buscarem seus próprios conhecimentos.

antonio wilson

Mensagens : 3
Data de inscrição : 24/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BLOG na Educação - Página 2 Empty Blog na Educação

Mensagem  Jailson Sampaio Muniz de Sáb Set 06, 2008 1:46 am

O Blog traz infinitas possibilidades para a Educação. Devemos incentivar seu uso e não brecá-lo. Os professores devem explorar mais esse recurso por ser de fácil utilização e por falar a linguagem dos alunos. Estes aprovam a idéia e se sentem a vontade vendo seus trabalhos serem publicados na internet.
O Blog deve ser utilizado pelos professores como complemento ao ensino de todas as matérias. Produção de textos, poemas, opinião sobre atualidades, relatórios de visitas e excursões de estudos, publicação de fotos, desenhos e vídeos, tudo é possível por meio do blog. Os alunos se sentem orgulhosos e querem realizar bons trabalhos, que sejam valorizados pelos outros.
O interessante do blog é que o estudante se manifeste sem restrições, interagindo com outros alunos e professores.

Jailson Sampaio Muniz de

Mensagens : 2
Data de inscrição : 06/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BLOG na Educação - Página 2 Empty Re: BLOG na Educação

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos